domingo, 30 de outubro de 2011

10 dicas para a segurança online

10 dicas para segurança online

Quando você está conectado à Internet, você pode ter contato com pessoas de toda parte do mundo. Pessoas que vivem em lugares incríveis além da sua imaginação ou talvez que estejam na sua própria vizinhança. Isto é que faz da Internet algo tão maravilhoso. Infelizmente, existem algumas pessoas que se conectam à Internet e fingem ser quem não são, o que pode tornar todo o divertimento uma experiência perigosa. Por esta razão, gostaríamos que você lesse e aplicasse essas 10 (dez) fáceis Dicas que oferecemos, para que você tenha uma segura e agradável experiência online.

1. Nunca use seu verdadeiro nome no seu nome de usuário.

Você consegue pensar em um nome de usuário bem criativo? Nós o desafiamos a fazer isso! Enquanto você está online, pessoas que você não conhece podem descobrir muitas informações sobre você. Por esta razão, é aconselhável não utilizar informações pessoais no seu nome de usuário. Veja que ótimas idéias nós temos para você! Você pode usar o nome do seu animal de estimação ou talvez o nome do seu jogador favorito. Existem muitas opções para escolher, mostre-nos quão criativo você pode ser!

2. Não revele qualquer informação pessoal enquanto estiver on-line.

O que é informação pessoal? São todas as informações sobre você que permitem que um estranho o identifique ou até mesmo o encontre. Quando você está conversando online é como conversar com estranhos, mas com uma única diferença, você não pode ver seus rostos! Por esta razão, nós recomendamos que você NUNCA dê informação sobre onde você mora, qual é seu número de telefone, qual a sua idade ou qual é o seu nome, enquanto você estiver online. Ainda, é importante que você nunca compartilhe informações, tais como o nome da sua escola, o seu time, números de contas bancárias, números de registro em órgãos governamentais, número de cartões de crédito e, assim, você protege todas as pessoas que você conhece. Não forneça informações de ninguém. Lembre-se de que todas essas informações são sigilosas e, nós queremos que você as mantenha desta forma!

3. Sua senha secreta é um segredo! Isto significa que ela é somente sua.

Você tem um esconderijo para os seus objetos pessoais? Temos certeza de que sim. Quando você dá a alguém a sua senha secreta é como dar as chaves ou mostrar onde é seu esconderijo a esta pessoa. Aquele que souber a sua senha secreta é mais uma pessoa que vai ver os seus arquivos pessoais online...é melhor mantê-los para você mesmo!

4. Leia a Política de Privacidade e os Termos de Uso dos Sites

Nós sabemos que você não gosta de ler regras, mas é muito importante que você o faça e nós lhe explicaremos o porquê. Há alguns Sítios que permitem que apenas os usuários registrados leiam mensagens, conversas ou vejam a webpage de outro usuário. Há alguns outros sítios que permitem que todo mundo veja qualquer coisa que queiram ver. Não importa qual é seu tipo favorito de sítio, o importante é que você leia as suas regras e tente descobrir se há alguma maneira de proteger as suas informações. Você pode ler essas regras sozinho ou talvez com seus pais ou responsáveis legais para melhor compreensão. O importante é que você possa escolher as pessoas que você quer que vejam suas informações pessoais.

5. Não compartilhe suas informações pessoais online se você não quer que alguém as veja.

Quando você coloca seus arquivos e informações pessoais online, você está autorizando milhões ou talvez trilhões de pessoas a vê-los. Você pode acreditar nisso? Sempre tenha em mente que todo mundo usa a Internet, inclusive os seus avós e aquela pessoa travessa da qual você não gosta (você sabe quem!). Por essa razão, se você quer que as suas informações pessoais e segredos permaneçam em sigilo, não os coloque online.

6. Quando você coloca alguma informação online, não tem volta!

Você tem uma boa memória? Porque a Internet tem uma memória muito boa. Isto significa que, às vezes, mesmo que você seja capaz de apagar algo que você colocou ou enviou online, pessoas podem obter uma versão mais antiga daquele sítio onde seus arquivos ainda estão localizados ou incluídos. Por essa razão, é melhor pensar duas vezes antes quando você está analisando se colocará alguma coisa na Internet ou não. Nós esperamos que você prefira não colocar suas informações pessoais na Internet.

7. Se você não é um adulto, por favor, mantenha suas fotos longe da Internet.

As pessoas podem saber exatamente quem é você apenas olhando a sua foto de relance. Lembre-se que você tem uma identidade secreta, e que nós não podemos permitir que elas saibam como você é ou quem você é. Pior ainda seria se uma pessoa alterasse sua foto ou a enviasse para qualquer outra pessoa que você não conhece ou outra página da Internet, sem o comunicar. Isto pode lhe trazer problemas! E nós sabemos que você não gosta de problemas.

8. Não baixe arquivos sobre os quais você não tenha certeza.

A Internet é repleta de vírus que podem causar danos a seu computador, alterar suas aplicações e preferências e até mesmo enviar e-mails da sua conta de e-mail para pessoas que você não conhece. Recomendamos que você ative o sistema de alerta no seu computador que o avisará sobre arquivos não confiáveis antes de abri-los ou baixá-los. Se você não conhece a pessoa que enviou o arquivo, é melhor não abri-lo.

9. Seus amigos virtuais devem permanecer apenas virtuais.

A Internet é a ferramenta perfeita para fazer muitos amigos legais. Entretanto, algumas pessoas podem trazer problemas para você ou colocá-lo em situações desconfortáveis. Por essa razão, é melhor manter todos os seus amigos virtuais como apenas virtuais. Caso algum deles queira conhecê-lo pessoalmente, você deve contar a um adulto. Se você, finalmente, decidir que você quer conhecer seu amigo virtual pessoalmente, por favor, vá com seus pais ou responsáveis legais ou outro adulto em que você confia, mas nunca sozinho.

10. Se você não se sentir seguro, vá contar a um adulto!

Se você for incomodado por alguém ou alguma coisa enquanto estiver online e isto fizer com que você se sinta desconfortável, por favor, conte a um adulto. Ele ou ela podem ajudá-lo a relatar o que houve ao administrador da página da Internet ou à polícia, se necessário. Também tenha sempre em mente que com apenas um clique você pode desligar e fugir de todas as coisas online que o incomodam. Tomar atitudes é o único caminho para evitar tais situações e ajudar outras pessoas.

Informções do Cartoon Network


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da Postagem?
Comente!