sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Matéria Especial - Bob Esponja

SpongeBob SquarePants (no Brasil, Bob Esponja Calça Quadrada) é uma série de televisão americana de desenho animado criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg. A série gira em torno das aventuras do personagem título e seus diversos amigos, que habitam a cidade submarina de Bikini Bottom (Fenda do Biquíni, no Brasil). Sua popularidade motivou o lançamento de uma franquia de mídia, o que contribuiu para firmá-lo como o programa mais visto da Nickelodeon, a propriedade mais difundida da MTV Networks, e entre os programas mais assistidos da Nicktoons'.[1]

A base da série foi criada por Hillenburg em 1984, enquanto ele estudava e lecionava biologia marinha no Ocean Institute, em Dana Point, na Califórnia, onde escreveu a história em quadrinhos The Intertidal Zone, estrelada por diversas formas antropomórficas de animais marinhos, muitos dos quais acabariam se transformando nos personagens deSpongeBob SquarePants. Hillenburg abandonou o instituto para se tornar um animador em 1987, e mais tarde frequentou o California Institute of Arts, em 1992, onde produziu comotese seu filme Wormholes. Esta obra fez com que fosse contratado como diretor de animação, roteirista, produtor executivo e artista de storyboard da série Rocko's Modern Lifepelo seu criador, Joe Murray. Começou a desenvolver SpongeBob em 1996, e apresentou a ideia para a Nickelodeon em 1998, recebendo autorização para dar início à primeira temporada.

O episódio piloto da série foi ao ar nos Estados Unidos em 1 de maio de 1999, logo após oNickelodeon Kids' Choice Awards. Os primeiros três episódios foram "Help Wanted", "Reef Blower" e "Tea at the Treedome". A estreia "oficial" da série foi em 17 de julho do mesmo ano, com o episódio "Bubblestand/Ripped Pants." O desenho conseguiu uma popularidade imensa a partir do ano seguinte, e permaneceu assim desde então. Um longa-metragembaseado na série foi lançado nos cinemas em 19 de novembro de 2004. A série, que completou seu décimo aniversário em 17 de julho de 2009, teve sua nona temporada confirmada em 3 de janeiro de 2011.[2]

No Brasil, a série, que era exibida originalmente na Nick, passou a ser transmitida também pela Rede Globo a partir de 2001.


SpongeBob SquarePants (no Brasil, Bob Esponja Calça Quadrada) é uma esponja-do-mar extremamente enérgica e otimista (embora sua aparência lembre mais uma esponja de cozinha amarela) que vive dentro de um abacaxi no fundo do oceano com seu caramujo de estimação, Gary, que mia como um gato. Embora Gary fale apenas em alguns episódios (principalmente no episódio "Hora do Sono", durante o sonho de Bob Esponja, em que Gary é mostrado como um bibliotecário com sotaque inglês), os personagens têm a capacidade de compreendê-lo.

A duas casas de distância de SpongeBob vive seu melhor amigo, Patrick Star (no Brasil, Patrick Estrela), uma estrela-do-mar rosa (Pisaster brevispinus) amigável mas pouco inteligente que vive sob uma rocha. No meio dos dois vive Squidward Tentacles (no Brasil, Lula Molusco Tentáculos"), um polvo arrogante e egoísta[3] que vive num moai da Ilha de Páscoa e não gosta de seus vizinhos, especialmente de SpongeBob, por seu comportamento infantil. Squidward toca clarinete e pinta auto-retratos. Seu passado ainda permanece sombrio, mas acredita-se que ele teve "problemas".

Outra amiga de SpongeBob é Sandy Cheeks (Sandy Bochechas), uma fêmea de esquilo originária do Texas, expert em caratê e que vive dentro de uma árvore-redoma subaquática. Quando não está dentro de sua redoma, Sandy veste uma roupa semelhante à de um astronauta, pois não consegue respirar embaixo d'água. O empregador de SpongeBob e Squidward é o Sr. Eugene H. Krabs (no Brasil, Sr. Eugene Carapaça Siriguejo, ou simplesmente Sr. Siriguejo), um caranguejo avaro, ex-cadete veterano de guerra da Marinha da Fenda do Biquíni, obcecado por dinheiro e proprietário do restaurante Krusty Krab (O Siri Cascudo, no Brasil). O Sr. Krabs tem uma filha, uma baleia cachalote adolescente chamada Pearl (no Brasil, Pérola) que é líder de torcida. O arquiinimigo de Krabs é Sheldon Plankton (no Brasil, Plankton), um pequeno copépode verde, proprietário de um restaurante de fast food chamado Chum Bucket (Balde de Lixo, no Brasil), situado do outro lado da rua do Krusty Krab. Plankton passa a maior parte de seu tempo planejando um meio de roubar a receita do popular hambúrguer de siri do Sr. Krabs para conseguir o mesmo sucesso (ocasionalmente com a ajuda de sua esposa-computador, Karen), embora seus planos sempre fracassem.

Algumas fotos da turma:


Pendrive do Bob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da Postagem?
Comente!