sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Natal - Significados

No Natal comemoramos com nossa família e amigos. É um tempo de paz e amor.
Árvore de Natal:
Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial. 
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.
Dia de montar a árvore de Natal:
- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.
Papai Noel:
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal

Guirlanda: originalmente feita com galhos de pinheiro, avisa que as festas estão chegando e serve para dar as boas-vindas aos visitantes. Têm o mesmo significado de prosperidade, fertilidade e abundância 
que o pinheiro.
Presentes: originalmente, a prática surgiu para relembrar os Três Reis Magos, que ofereceram presentes de nascimento para o Menino Jesus.
Sino: simboliza a chegada de Jesus. É um símbolo de respeito a tudo que é sagrado.
Estrela de Belém: Ela serviu de guia para que os Três Reis Magos – que na verdade eram sacerdotes astrólogos – encontrassem o Menino Jesus. Sob o governo do Rei Herodes, era preciso que o nascimento do filho de Deus acontecesse em segredo, longe da ira sanguinária dos soldados que tinham ordens de matar qualquer criança que nascesse naquele período.



Informações daqui e daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da Postagem?
Comente!